sábado, 10 de setembro de 2011

A Dor

"A dor possui um grande poder educativo: faz-nos melhores, mais misericordiosos, mais capazes de nos recolhermos em nós mesmos e persuade-nos de que esta vida não é um divertimento, mas um dever."
(Cesare Cantú)

Temos tantos tipos de dores... dores físicas, mentais, emocionais... claro que a última que citei é a mais dolorosa... por que sentimos tanto, né? Nos apegamos a pessoas, animais e objetos, criamos um laço e, de repente, tudo é desfeito. A vida é assim, um ciclo: nascer, crescer, e morrer. Este ciclo, por sinal, é a única certeza que tenho da vida.

A frase "há males que vem para bem" cai muito bem no assunto de hoje. Quantas vezes já não ouvimos isso? Aconteceu algo com alguém do seu meio particular e você diz "Mas foi melhor assim...". Parentes e amigos que perdem alguém geram uma dor constante, que, ao passar do tempo, ela vai se 'desmanchando' e virando uma boa lembrança. Eu mesma já senti a dor de perder uma querida amiga, no auge de sua vida, com emprego, filho, marido, casa... e acabou. A vida dela aqui acabou. Pra quem estuda o espiritismo, ela continuou a vida no plano astral. Hoje, sinto a dor, sim, mas amenizada e relembro dela com alegria. Acredito que acontece isso com a maioria. E penso como muitos "sofrer pra quê?".

Já percebeu que, pra tudo que se conquista, geralmente existe um sofrimento? Nada vem de graça e se vier, desconfie. Temos que merecer o que está ao nosso redor. A dor também é assim, merecemos ela por algum motivo. Se perdemos uma amizade, parece que ficamos desolados. Mas ninguém é obrigado a ser seu amigo e você amigo de alguém. Não dá pra se sentir 24 horas dentro da vida dessa pessoa. E aí, um tempo atrás eu ouvi algo do tipo: "se você perdeu um amigo (amizade), não se preocupe, é porque Deus ouviu sua frase 'livrai-nos do mal, amém' ". Soa estranho, né? Mal... não é que a pessoa vá fazer mal e seja mau... ela apenas não compartilha das mesmas idéias que você. Pra que ficar discutindo com ela o A se ela quer o B? Mas até organizar isso na cabeça dá uma dor... de cabeça! ... de coração... ficamos tentando entender o porquê. Não procure respostas. O tempo se encarrega de tudo. Quando menos esperar, vai saber de tudo. Ou quase tudo. E a dor vai passar.


Temos que sentir dor. Mas, ficar com ela é opcional. Podemos sofrer com ela ou passar a bola... só depende de nós.

Mudando o assunto... vamos virar um milho de pipoca? Aliás, nós somos um milho de pipoca... conversaremos dentro da panela na próxima postagem.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua contribuição! Volte sempre! ;)